The Groundwater Project

Online Platform for Groundwater Knowledge

Água Subterrânea e uso intensivo e Água Subterrânea para todos

Com o objetivo de reunir a maior comunidade global de águas subterrâneas do mundo, o Groundwater Project realizará uma série de encontros e debates gratuitos entre os dias 3 e 26 de fevereiro de 2021, haverá a participação das maiores referências em hidrogeologia do mundo. Os temas das palestras são diversos e muito interessantes para todos que conhecem ou desejam saber mais sobre as águas subterrâneas!

Água Subterrânea e uso intensivo e Água subterrânea para todos são dois temas discutidos no evento e que têm relevância significativa para as gerações atuais e futuras, uma vez que precisamos de água (água subterrânea) para toda a população, e o uso intensivo pode comprometer o seu abastecimento.

Nesse sentido, o crescimento populacional e a industrialização continuam a contribuir para os problemas de abastecimento de água em todo o mundo e, portanto, a gestão eficiente das águas subterrâneas será um desafio previsível para o futuro. De acordo com Lundqvist et al. (2003) e Srinivasan et al. (2013), o aumento da densidade populacional urbana levará a demandas adicionais por água potável e resultará na geração de águas residuais tratadas e não tratadas sendo lançadas no meio ambiente. Água com boa qualidade é um requisito básico para o desenvolvimento econômico, e maneiras eficazes e inovadoras de gerenciar o uso e armazenamento da água são necessárias para enfrentar a pressão que cresce continuamente. Sousa et al. (2014) afirmam que essa pressão não será apenas devido ao aumento da demanda por água doce, mas também devido ao declínio da qualidade da água como resultado de atividades humanas e fenômenos naturais.

Uma potencial global crise hídrica está relacionada à gestão e governança precárias, e não a disponibilidade de recursos, e um padrão de consumo mundial sustentável ainda está longe de ser alcançado (Jacobi & Grandisoli, 2017). De acordo com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, 2015), o mundo enfrentará um déficit de abastecimento de água de cerca de 40% até 2030, supondo que a taxa de consumo atual permaneça inalterada. Assim, a gestão da água com base no conhecimento científico e técnico e que considere as águas superficiais e subterrâneas é fundamental.

A água subterrânea é particularmente essencial para o consumo humano e, de acordo com o Programa das Nações Unidas para Avaliação da Água – WWAP (2009), é fonte de aproximadamente metade de toda a água potável no mundo. Um aquífero pode armazenar um grande volume de água e assim permitir a exploração durante longos períodos de baixa recarga (WWAP, 2012), mas para que seja sustentável é necessária uma gestão eficiente. Os aquíferos são reservatórios de água mais confiáveis e seu manejo é essencial para garantir que a água extraída seja recarregada para preservar esse recurso para uso das gerações futuras. Em alguns casos, a taxa de recarga natural é insuficiente para reabastecer um aquífero devido o uso atual da água, o que implica que a recarga artificial é necessária para garantir um equilíbrio hídrico sustentável. Uma vez que a degradação da água está relacionada à escassez de água, ela precisa ser avaliada objetivamente para que sejam tomadas decisões eficazes.

Há uma necessidade clara de boa gestão das águas subterrâneas e uso sustentável, os palestrantes Dinesh Singhal (Presidente, IAH Indian Chapter National Chapter), Manuel Sapiano (CEO da Agência de Energia e Água em Malta), Ryan Hreljac (Fundador e Diretor Executivo da Ryan’s Well Foundation), Enock Obwon (Hidrogeologista de Uganda – África) e Roberto Kirchheim (Empresa de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico – Brasil) são excelentes profissionais que aprofundarão essas questões no evento. Não perca e inscreva-se:https://events.gw-project.org/2021

Referências:

Jacobi, P. R., and Grandisoli, E.: Água e Sustentabilidade: desafios, perspectivas e soluções. São Paulo, SP: IEE/USP, 1st ed., 1, 112 pp., 2017.
Lundquist, J.D., Cayan, D.R., and Dettinger, M.D.: Meteorology and hydrology in Yosemite National Park: A sensor network application, in: Zhao, F., and Guibas, L.: Information Processing in Sensor Networks: IPSN, LNCS, 518-528, 2003.
Sousa, M. R., Rudolph, D. L., and Frind, E. O.: Threats to groundwater resources in urbanizing watersheds: The Waterloo Moraine and beyond. Canadian Water Resources Journal/Revue canadienne des ressources hydriques, 39(2), 193-208, 2014.
Srinivasan V., Thomas B. K., Jamwal P., and Lele S.: Climate vulnerability and adaptation of water provisioning in developing countries: approaches to disciplinary and research-practice integration. Current Opinion in Environmental Sustainability, 5(3), 378-383, 2013.
United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization: World Water Development Report: Water for a sustainable world, 122 pp., 2015.
World Water Assessment Programme – WWAP: The United Nations World Water Development Report 3: Water in a Changing World. Paris: UNESCO, and London: Earthscan, 76 pp., 2009.
World Water Assessment Programme – WWAP: The United Nations World Water Development Report 2012: Managing Water Report under Uncertainty and Risk. Paris: UNESCO, and London: Earthscan, 866pp., 2012.